O fantasma

fantasma

Não sei dizer se dormi ou se as horas passaram sorrateiras, mas já é madrugada e há um fantasma em meu quarto. Está sentado na cadeira perto do armário e me observa, assim como eu o observo, imóvel. Sem tocá-lo, sinto que o ar ao seu redor é gélido, como são gélidas as águas escuras; contraste ao calor que meus cobertores não permitem escapar.

Como descrevê-lo? Um vulto? Uma sombra? Desconheço uma palavra que englobe sua forma incerta, a qual parece sempre mudar. Seus contornos (se é que os possui) lembram vagos traços humanos, e por isso o chamo de fantasma.

Permanece de todo quieto, exceto por leves sussurros guturais que deixa escapar de vez em quando sem de fato formar palavras, a não ser (e isso com grande esforço de interpretação) artigos indefinidos desconexos. Evito contra-argumentar ou sequer perguntar algo, pois fazê-lo extinguiria sua presença. Não sei como sei disso, apenas sei que sei. Minha garganta, por sua vez, permanece aberta e o ar lá dentro, parado.

Sigo encarando seus olhos (ou o que acredito serem seus olhos), imaginando o que estariam vendo. A escuridão ali é densa, dois poços sem pupilas, sem cílios, sem fundo. Meu único medo é deixar de vê-los.

3 comentários sobre “O fantasma

  1. Fernanda Rodrigues 15 de abril de 2016 / 21:25

    É curioso como todos nós temos os nossos fantasmas e como nos falta coragem para nos livrarmos deles. Seu texto me deixou pensando nisso.

    Beijos,

    PS: Acho que nunca disse isso em aula, mas gosto muito de como você escolhe as para formar as imagens. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Ivan 16 de abril de 2016 / 23:42

      Interessante sua reflexão, Fê. Me fez olhar pro meu próprio texto de um jeito diferente.
      Obrigado pelo comentário 🙂 gostei bastante do seu texto de jornalismo literário também.
      Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário

