Música na noite

No céu já não havia indício algum do alaranjado que, há pouco, o cobrira enquanto o sol terminava de se esconder. Na noite, os mosquitos zumbiam em busca de seu jantar de sangue. Ao longe, os sinos da igreja terminavam de soar, convocando os que ainda nela acreditavam para mais uma missa. Suas badaladas tinham o poder de, momentaneamente, calar os ônibus que, aos montes, preenchiam -e ainda preenchem- a avenida. Ao se calar, trouxeram de volta os sons da cidade, que não paravam nunca de correr.

Das janelas, diversas vozes ecoam simultâneas – o som de muitas existências retornando ao lar: as conversas de uma família que se reúne depois de um dia inteiro separada; um ovo solitário que chia numa frigideira ainda mais solitária; os muitos canais de televisão sintonizados; um chuveiro derramando um banho morno, lavando o ocre da cidade que ficou apegado ao corpo.

Nessa noite tão cotidiana algo incrível aconteceu: um saxofone, entre os prédios de apartamentos avizinhados, soou em um misto de jazz e nostalgia. Seu som, ao mesmo tempo distante e potente, ecoava nas paredes, preenchendo o ar abafado do verão. Sua fonte era impossível de localizar, e a música parecia surgir do próprio concreto, vinda de todas as direções; sua melodia colorindo a noite, já amarelada das tantas salas de estar iluminadas.

E, por aqueles breves minutos em que o músico não parou de tocar, música atrás de música, conectadas organicamente uma à outra, a cidade se calou, e os mosquitos se calaram, e os ônibus também. Todos eles aquietaram-se e pararam um pouco para escutá-lo; seu sopro fluindo contínuo e envolvente como o rio de memórias que as melodias evocavam em seus ouvidos atentos.

Fechei os olhos e deixei a música me levar corrente abaixo.

Anúncios

2 comentários sobre “Música na noite

  1. albertpaixao 18 de agosto de 2015 / 11:44

    Clap clap clap

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s